“DEZEMBRO VERMELHO”: TATUÍ REALIZA CAMPANHA “FIQUE SABENDO” COM TESTES RÁPIDOS E ORIENTAÇÕES SOBRE HIV/AIDS

“DEZEMBRO VERMELHO”: TATUÍ REALIZA CAMPANHA “FIQUE SABENDO” COM TESTES RÁPIDOS E ORIENTAÇÕES SOBRE HIV/AIDS

“DEZEMBRO VERMELHO”: TATUÍ REALIZA CAMPANHA “FIQUE SABENDO” COM TESTES RÁPIDOS E ORIENTAÇÕES SOBRE HIV/AIDS

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma série de ações em apoio à Campanha “Fique Sabendo”, organizada pela Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo em referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.

As mobilizações integram o “Dezembro Vermelho” - mês de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis - reforçando a importância do diagnóstico precoce e da conscientização da população sobre medidas de prevenção.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) há testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C para pessoas a partir de 15 anos de idade sexualmente ativas. Os exames são de livre demanda, ficam prontos em apenas 15 minutos e podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30 nas UBSs urbanas e das 8h30 às 12h30 nas UBSs rurais.

Como parte da programação da Campanha, neste domingo (7/12), das 8h às 12h, serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em frente ao Mercado Municipal “Nilzo Vanni”. Para participar, basta apresentar documento com foto e cartão SUS ou CPF.

Já no sábado (13/12), das 9h às 13h, a Praça da Matriz receberá um evento alusivo ao “Fique Sabendo”, com a oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, fortalecendo o diagnóstico precoce das ISTs. Neste mesmo dia, a população poderá atualizar a carteirinha de vacinação, com doses contra: Influenza (a partir de 6 meses), Covid-19 (adulto), Dt (difteria e tétano), Febre Amarela, SCR (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite B, HPV (para adolescentes de 9 a 14 anos; ampliado até 19 anos até dezembro), e Meningite.

A Campanha “Fique Sabendo” é coordenada em nível estadual pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

Avalie esse serviço

Conteúdos Relacionados