AÇÃO DOS CAPS II, AD e IJ ESTIMULA AUTONOMIA E EXPÕE PRODUÇÕES ARTESANAIS NESTA TERÇA-FEIRA (25/11), NA PRAÇA PAULO SETÚBAL
Produtos artesanais e culinários expostos são resultado das oficinas do projeto de Geração de Renda desenvolvidas nos CAPS.
Nesta terça-feira (25/11), das 11h às 15h, os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS-II, CAPS-AD (álcool e drogas) e CAPS-IJ (infantojuvenil), que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, promoverão mais uma edição da Feira de Geração de Renda. Desta vez, a iniciativa acontecerá na Praça Paulo Setúbal, conhecida como Praça do Barão.
A proposta do encontro é fortalecer o processo de reabilitação psicossocial dos usuários dos serviços, criando oportunidades de autonomia, integração comunitária e valorização de suas capacidades individuais e coletivas.
No evento, o público encontrará uma variedade de itens produzidos nos CAPS, como peças de mosaico e produtos artesanais de diferentes técnicas, além de opções culinárias preparadas nas oficinas, incluindo pães, tortas, bolos, doces, salgados e outras especialidades. Roupas e acessórios também farão parte da exposição.
As atividades da Feira fazem parte do projeto de Geração de Renda dos CAPS, que incentiva o trabalho colaborativo, o desenvolvimento de habilidades práticas e a organização coletiva para produção e comercialização. As oficinas abrangem áreas como artesanato, culinária, saboaria, crochê e costura, entre outras.
Para a diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni, ações como essa consolidam um caminho importante para que os participantes construam novos significados em sua trajetória. “Quando o usuário tem a chance de mostrar seu trabalho e ser reconhecido pela comunidade, ele amplia sua autoestima e percebe novas possibilidades para sua vida. Isso é essencial no processo de cuidado em saúde mental”, afirma.
A Prefeitura de Tatuí reforça o convite para que a população participe, prestigie os expositores e apoie a inclusão social. A presença da comunidade é fundamental para fortalecer vínculos e ampliar o protagonismo dos usuários dos CAPS.
Avalie esse serviço