OBRAS DOS NOVOS ACESSOS DA SP-127 DEVEM COMEÇAR EM MARÇO/2026, COM INVESTIMENTO DE R$ 230 MILHÕES E GERAÇÃO DE 400 EMPREGOS
Tatuí formaliza início do maior conjunto de obras viárias da última década; solenidade reuniu autoridades estaduais, municipais e lideranças regionais.
As obras dos novos acessos da Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127) - nos quilômetros 110, 113 e 115 - estão oficialmente autorizadas e têm início previsto para março de 2026. O termo de liberação foi assinado nesta quinta-feira (4/12), no Anel Viário “Guaraci de Oliveira”, em Tatuí, marcando um passo decisivo para a execução de um investimento de R$ 230 milhões, que também deve gerar aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos.
Considerado um dos maiores projetos de mobilidade da região, o conjunto de intervenções contemplará a construção de uma nova entrada de Tatuí no km 110, além de dois novos trevos, no km 113 e no km 115 - este último próximo ao Fórum. O objetivo é melhorar a fluidez e a segurança viária, reduzir pontos críticos de tráfego e apoiar o desenvolvimento urbano e econômico do município.
Durante a solenidade, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior destacou que a assinatura representa um marco para Tatuí. “Tem sonho que a gente não abandona. Tem sonho que a gente realiza. E hoje esse sonho começou a se tornar realidade. As novas entradas sempre foram um dos maiores desejos do nosso governo, porque representam portas que se abrem, caminhos que geram movimento e sinais claros do desenvolvimento chegando”, afirmou. O prefeito agradeceu ao Governo do Estado de São Paulo, à SPVias - uma empresa Motiva -, à Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e aos parlamentares que contribuíram para viabilizar as obras.
O secretário de Parcerias em Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, Rafael Benini, ressaltou o impacto estrutural e estratégico das intervenções. “Estamos investindo na segurança, fluidez e qualidade de vida para os moradores de Tatuí e para quem utiliza a SP-127. Os novos acessos não apenas resolvem gargalos de tráfego, mas também impulsionam o desenvolvimento regional, facilitando o escoamento da produção e atraindo novos negócios”, afirmou.
Articulador das tratativas para viabilização do projeto, o deputado estadual e presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Ricardo Madalena, reforçou que o início desta etapa simboliza um avanço histórico. “Após tantas reuniões e articulações, é uma alegria dizer que o dia de hoje marca o início da realização de um sonho para os tatuianos. Uma conquista construída com muito trabalho do prefeito Miguel e de toda sua equipe. As obras começam em março e seguiremos acompanhando de perto para garantir qualidade e rapidez”.
Autoridades presentes
Além das autoridades já citadas, o evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; do superintendente da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Rodrigo Hirata, representando o diretor-presidente André Isper Rodrigues Barnabé; do diretor de Gestão Integrada da Motiva Rodovias, Guilherme Mota; do diretor da Ellenco Empreendimentos, Odair Ferreira; do diretor do Conselho Administrativo da Ellenco Empreendimentos, Michel Garcia; do diretor comercial e de marketing da Moura Leite Loteamentos, Fabio Moura Leite; do presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Renan Cortez; da vice-presidente da Câmara, Rosana Nochele Pontes Pereira; e dos vereadores Paulinho Motos, Micheli Vaz, José Eduardo Perbelini, Alex Mota, Leandro de Camargo Barros e Vade Manoel Ferreira.
Também participaram os secretários municipais Cel. Miguel Angelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Juliana Rosseto Leomil Mantovani (Planejamento e Gestão Pública), Giovana de Sousa Domingues (Fazenda e Finanças), Markus Henrique Tavares Gonsalves da Silva (Administração e Negócios Jurídicos), Luis Donizetti Vaz Junior (Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação), João Francisco de Lima Filho (Obras e Infraestrutura), Fabiana Grechi (Saúde), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Carlos Eduardo de Alvarenga Viana (Assistência e Desenvolvimento Social), Rosângela Domingues (Educação), Marcel Soares (Zeladoria e Serviços Urbanos), e Amanda Simões de Abreu (Direitos Humanos, Família e Cidadania); e os secretários-adjuntos Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Junior (Fazenda e Finanças), Daniel Belanga (Negócios Jurídicos), Wilian Alexandre Nunes da Silva (Saúde), Rogério Vianna (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e Jocilene Vioto (Educação).
Estiveram presentes o assessor da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, Clodoaldo Marques, representando o secretário Roberto de Lucena; o deputado federal Gilberto Nascimento; os deputados estaduais, Damaris Moura e Danilo Balas; a assessora dos deputados Capitão Telhada e Coronel Telhada, Sargento Nilce; o assessor do deputado estadual Caio França, Celso Marques; o prefeito de Cesário Lange, Ramiro de Campos; e o empresário e ex-prefeito de Capela do Alto, Kéke Gonçalves.
Também prestigiaram a solenidade os empresários Jonas Caetano Filho, José Orestes Corradi e Michel Rosa; o Capitão PM Júlio César da Costa, representando o Comandante do 22º BPM-I Tenente Coronel Marco Antonio Correa Ramos; o comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí, Vanderlei dos Passos; o diretor da FATEC Tatuí, Anderson Souza; o presidente do Tatuíprev, João Antônio Fonseca; a diretora executiva da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, médica ginecologista e obstetra, Maria Laura Lavorato Matias; o presidente do Conselho de Segurança de Tatuí, Luis Eduardo Rodrigues; e o presidente da APAE Tatuí, Paulo Cardoso.
A cerimônia teve participação ainda de lideranças setoriais e comunitárias, reforçando a importância regional das obras e o impacto positivo esperado para mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida.
Próximos passos
Com a assinatura do termo de liberação, o projeto entra na fase final de preparativos, que inclui ajustes executivos, planejamento de canteiros e mobilização das empresas responsáveis. As intervenções estão previstas para começar em março de 2026, marcando o início de um ciclo que deve transformar o acesso viário de Tatuí e fortalecer a posição do município como polo regional de desenvolvimento.
As obras dos quilômetros 110, 113 e 115 representam mais do que adequações de tráfego: simbolizam um avanço estrutural esperado há décadas e que agora se consolida como política pública de impacto direto na mobilidade urbana, no crescimento econômico e na qualidade de vida da população.
“Hoje, Tatuí avança”, resumiu o prefeito Miguel - uma síntese do sentimento que marcou a cerimônia e o início desta nova etapa para o município.
Avalie esse serviço